Artigos

Por que preciso de advogado para fazer um inventário?

| Categoria: Inventário


O falecimento de um parente é sempre impactante para todos da família. Neste momento critico a tristeza nos atinge.

Neste momento complicado de nossas trajetórias, a vida prática exige medidas, entre elas a realização do inventário e partilha dos bens do falecido.

Como o próprio nome diz, inventário serve para relacionar os bens deixados, dividir entre os herdeiros e até pagar algumas dívidas que eventualmente podem existir.

E justamente por estar em um momento conturbado, mas não só por isso, contratar um advogado é fundamental, a participação do advogado é obrigatória, conforme a lei brasileira.

È bom ressaltar que não importa se o inventário é judicial (feito na Justiça comum) ou extrajudicial ( feito no cartório), em todas as formas a presença do advogado é indispensável.

Importante falar que poderá ser um advogado para todos os herdeiros, se houver um acordo entre eles sobre a divisão dos bens ou das medidas a serem tomadas na sucessão.

A legislação brasileira entendeu por bem, fazer obrigatória a participação porque o advogado tem compreensão sobre as leis, as decisões dos juízes e tribunais e pode assegurar que o inventário se resolverá da melhor maneira possível.

O advogado é preparado para lidar com todas as exigências das leis, dos documentos e da solução dos problemas que podem aparecer.

A participação de um profissional é para que possa esclarecer os questionamentos de todos os herdeiros, auxiliar na busca de um acordo, já que todos serão informados de sues direitos, tem também o objetivo de reduzir os conflitos e ainda ajudar as pessoas que passam por este momento difícil.

È neste contexto de respeitar o momento do cliente e entender suas necessidades que a equipe do Almeida e Sóstenes Sociedade de Advogados trabalha, sabemos que neste momento difícil, a perda de um parente, todos estão fragilizados.

Nossa atuação, portanto, é aquela que visa à redução dos conflitos e a resolução rápida da situação do cliente, nossa autuação é sempre clara e objetiva.


Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar nesse artigo


Deixe seu comentário abaixo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *