Artigos

Como fazer o cadastro no Meu INSS

| Categoria: Direito Previdenciário


O MEU INSS é uma ferramenta criada pelo Governo Federal para proporcionar ao segurado um atendimento mais rápido e eficaz.

Através desta ferramenta, o segurado pode acessar seu histórico de créditos, descontos de empréstimos consignados, Extrato de Contribuições (CNIS), além de requerer benefícios, como aposentadorias, auxílios ou pensão.

O acesso pode ser feito pela internet, através do link: www.meu.inss.gov.br, ou por meio de aplicativo de celular, disponível no GooglePlay ou AppStore

Mas para utilizar o MEU INSS é necessário fazer o cadastro de uma senha, além de ser segurado ou ter inscrição no INSS.

Para cadastrar a senha, algumas informações deverão ser preenchidas, como o CPF, nome completo, data de nascimento. Depois, o usuário deve respostas à algumas perguntas sobre seu histórico como trabalhador e contribuinte do INSS.

PASSO A PASSO

  1. Acesse o site ou o pelo aplicativo de celular;
  2. selecione a opção CADASTRAR SENHA e clique em CRIAR SUA CONTA GOV.BR;
  3. escolha a opção de CPF para identificação e nforme o número de seu CPF, seu nome completo e selecione a opção de aceito e concordo com os TERMOS DE USO.
  4. marque o campo NÃO SOU UM ROBÔ e clique nas imagens solicitadas ou aguarde a confirmação;
  5. neste momento o sistema apresentará perguntas aleatórias, por exemplo, o nome completo da mãe, a última empresa que trabalhou com registro, ano da última contribuição ao INSS, entre outras. Responda corretamente às perguntas.

    Nesse passo, ajuda ter a Carteira de Trabalho (CTPS) em mãos ou carnês de contribuição para responder corretamente às perguntas.

    Caso você responda errado alguma pergunta, não se preocupe, após 24 horas você poderá retomar o cadastro do momento em que parou.
  6. Após respondidas de maneira correta todas as perguntas, você deve optar por receber o CÓDIGO DE ATIVAÇÃO de sua conta por SMS ou e-mail;
  7. Com o CÓDIGO DE ATIVAÇÃO, crie uma senha para acessar o MEU INSS e aproveite todos os benefícios que o sistema proporciona.

    Existem outras formas de acesso para quem tem conta no Banco do Brasil ou possui Certificado Digital.

Através do MEU INSS, o cidadão pode solicitar sua aposentadoria por idade ou tempo de contribuição, salário maternidade, pensão por morte, Auxílio doença, entre benefícios.

Outros serviços relevantes disponíveis são o acesso a informações relevantes, como o Histórico de Crédito, Carta de Concessão, Declaração de Benefício (Consta/Nada Consta), Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual, Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), ou Consulta de Revisão de Benefício.

Tais informações são importantes para o segurado ter acesso ao benefício, planejar sua aposentadoria ou ver se tem direito a uma revisão.

Por exemplo, com a Carta de Concessão e Extrato de Contribuições (CNIS) é possível verificar se o benefício foi concedido da forma correta ou se há possibilidade de revisá-lo.

Saiba mais sobre revisões.

A inscrição no MEU INSS possibilita ao cidadão de ter acesso a diversas informações e se antecipar a possíveis erros no momento de calcular sua aposentadoria.

Caso tenha alguma dúvida sobre o MEU INSS, entre contato ou comente no texto.


Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar nesse artigo


Deixe seu comentário abaixo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *