Artigos

Entenda a importância do direito para a administração de empresa

| Categoria: Direito Administrativo


O Direito e sua ligação com a tomada de decisão nas empresas.

O Direito está inserido na vida diária e em todas as relações estabelecidas cotidianamente por uma empresa, a importância na atividade empresarial decorre da necessidade de tomada de decisão na administração fundada em conhecimento técnico.

Na abertura da empresa o direto é fundamental para a confecção do contrato social e registro, um dos atos jurídicos que cria a empresa.

Primeiramente o administrador precisa do direito para identificar a natureza jurídica da empresa, ou seja, se ela será limitada ou uma S/A, por exemplo. Isso porque, esta decisão tem impactos em áreas contábeis, tributárias, comprovando que o direito está incorporado a administração.

Doutro lado, quando a empresa já está funcionado, o direito está presente em cada ato cotidiano, como, por exemplo, a locação de um espaço a contratação de um funcionário assim como o contrato com um fornecedor.

Do mesmo quando se vai encerrar as atividades de uma empresa o conhecimento técnico precisa estar presente. Juntamente com outros setores da empresa é preciso avaliar os impactos que encerrar as atividades poderá ter no patrimônio da empresário

Como já foi dito, o direito está presente já no surgimento da empresa, neste caso, falamos do direito empresarial, ramo do direito cuidará do contrato social da empresa, de sua constituição. A correta delimitação do objeto social da empresa, um contrato social claro, evitam problemas na vida cotidiana da administração.

Dessa forma a contribuição do direito está entre as mais relevantes, afinal, o objetivo de qualquer empresa é se consolidar no mercado em que atua e, para isso precisa da contratação de colaboradores.

Mais um vez o direito é relevante, a contratação de um colaborador, envolve as áreas trabalhistas, tributárias, previdenciárias. A forma de contratação, os tributos a serem pagos. Tudo isso deve ser considerado neste momento.

Para além das áreas já citadas, temos a realização de contratos variados por uma empresa, por exemplo, a contratação de telefonia, internet, mas não somente, um contrato com um fornecedor, ou com um cliente.

O direito perpassa todas a esferas de uma empresa e é um importante elemento na tomada de decisão na administração de um empresa.

O conhecimento das questões jurídicas que envolvem um decisão podem evitar prejuízos e aumentar a assertividade da medida administrativa.

É prezando a excelência e efetividade nas decisões, aumentando a competitividade a consolidação no mercado que o escritório Almeida e Sóstenes Advogados atua. Tanto na área de consultoria para evitar demandas quando na Contenciosa, criando soluções criativas e individuais que se adequam aos interesses de cada cliente.


Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar nesse artigo


Deixe seu comentário abaixo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *